Iluminação

Dimensões: 98cm H.

Código: ILUMINACÃO3831 

Lanterna em bronze para três lâmpadas. Grande manga em vidro soprado no feitio de “sino inverso”, guarnecendo candelabro de três braços recurvos, ornamentados por volutas. Coluna composta por coroa de folhas, gomos, perolados e cone canelado terminado em “plateau” circular. Luminária bastante pesada, não tomba com o vento. Imperceptíveis desgastes na borda da manga.

Inglaterra, anos 50.

Dimensões: diâmetro 130cm x 124cm H.

Código: ILUMINAÇÃO4001

“Assemblage”. Grande lustre confeccionado nos anos 1960,  à partir de um tocheiro do império brasileiro do século XIX. Fuste construído por partes rearranjadas, do finado tocheiro, de onde partem seis braços em ferro roliço com trabalho simples de curvas. Bobeches antigas em madeira entalhada, guarnecidas por outras, também antigas, em chapa de ferro lavrado, mas de procedência sul-americana. Correntes decorativas pontuadas por esferas em madeira completam essa grande composição. Não eletrificado, para o uso de grandes velas. Guarneceu por sessenta anos a sala de jantar de uma casa de fazenda no estado de São Paulo.

Brasil, século XIX e anos 60.

Dimensões: 68cm H.

Código: ILUMINAÇÃO3708

Par de ânforas sacras, porta-palmas, Império, em cedro entalhado e dourado à ouro fino, adaptadas para luminárias de mesa nos anos 1940-1950. Cúpulas oblongas, forradas em tecido. Altura somente das ânforas, 35,5cm. Altura total, 68cm.

Rio de Janeiro, século XIX.

Procedência: Princesa Sanguskzo, São Paulo.