Dimensões: 45cm H (base).
Código: ILUMINAÇÃO3461
Luminária de mesa em madeira, no feitio de ânfora. Alças em volutas entalhadas, bojo em arcadas e folhagens. Base quadrangular sobre pés em bolachas achatadas.
Rio de Janeiro, anos 60.
Dimensões: 42cm H (base).
Código: ILUMINAÇÃO3317
Luminária de mesa em madeira policromada, no feitio de ânfora. Alças em volutas, bojo sinuosamente frisado guarnecido por folhagens. Base quadrangular.
Rio de Janeiro, anos 60.
Dimensões: 54cm H.
Código: ILUMINAÇÃO3929
Girandole em cobre e latão. Para duas luzes, guarnecido por pingentes, amêndoas e contas diamante, em cristal lapidado.
França, anos 40.
Dimensões: 98cm H.
Código: ILUMINACÃO3831
Lanterna em bronze para três lâmpadas. Grande manga em vidro soprado no feitio de “sino inverso”, guarnecendo candelabro de três braços recurvos, ornamentados por volutas. Coluna composta por coroa de folhas, gomos, perolados e cone canelado terminado em “plateau” circular. Luminária bastante pesada, não tomba com o vento. Imperceptíveis desgastes na borda da manga.
Inglaterra, anos 50.
Dimensões: diâmetro 130cm x 124cm H.
Código: ILUMINAÇÃO4001
“Assemblage”. Grande lustre confeccionado nos anos 1960, à partir de um tocheiro do império brasileiro do século XIX. Fuste construído por partes rearranjadas, do finado tocheiro, de onde partem seis braços em ferro roliço com trabalho simples de curvas. Bobeches antigas em madeira entalhada, guarnecidas por outras, também antigas, em chapa de ferro lavrado, mas de procedência sul-americana. Correntes decorativas pontuadas por esferas em madeira completam essa grande composição. Não eletrificado, para o uso de grandes velas. Guarneceu por sessenta anos a sala de jantar de uma casa de fazenda no estado de São Paulo.
Brasil, século XIX e anos 60.
Dimensões: 38,5cm H.
Código: ILUMINAÇÃO3055
Par de abatjoures em metal pintado de dourado. Clássicas “bouillotte lamps”, para três luzes cada, guarnecidas por cúpulas em metal pintado de bege.
Inglaterra, anos 50.
Dimensões: 53cm H (bases).
Código: ILUMINAÇÃO3950
Par de abatjoures em cerâmica esmaltada em azul profundo, quase preto, sob esmalte furta-cor. Peanhas torneadas em madeira pintada de preto.
Rio de Janeiro, anos 70.
Dimensões: 90cm H.
Código: ILUMINAÇÃO3800
Par de abatjours em madeira revestida a folha de alumínio. Cúpulas em pergaminho.
Rio de Janeiro, anos 70.
Dimensões: 68cm H.
Código: ILUMINAÇÃO3708
Par de ânforas sacras, porta-palmas, Império, em cedro entalhado e dourado à ouro fino, adaptadas para luminárias de mesa nos anos 1940-1950. Cúpulas oblongas, forradas em tecido. Altura somente das ânforas, 35,5cm. Altura total, 68cm.
Rio de Janeiro, século XIX.
Procedência: Princesa Sanguskzo, São Paulo.
Dimensões: 37,5cm H (bases).
Código: ILUMINAÇÃO3556
Par de ânforas esculpidas em madeira, douradas a ouro fino. Bojo gomado, alças em acantos arqueados arrematados por flores. Base quadrangular com pés recortados.
Itália, início do século XIX.
Dimensões: 66,5cm H.
Código: ILUMINAÇÃO3954
Par de candelabros em bronze, no estilo Luís XV, adaptados no século XX para luminárias de mesa.
França, século XIX.
Dimensões: em torno de 60cm postos na parede.
Código: ILUMINACAO 2900
Par de girândoles estilo Louis XV. Em bronze, para cinco velas cada, não foram eletrificados, guarnecidos por amêndoas, pingentes, diamantes, lágrimas, placas “Versailles”, contas e flores em cristal.
França, primeira metade do século XX.