Extremo Oriente

Dimensões: 112cm x 83cm x 177cm H.

Código: MOVEL4024

Armário em bambu, revestido em laca vermelha e marrom. Caixa retangular, com frente composta por par de portas guarnecidas por grande espelho circular em ferro esmaltado, com 39cm de diâmetro, fechadura e trava originais. Pernas retas, reunidas à frente por barra “em avental”. Interior composto por prateleiras, e cavidade junto ao “chão” do móvel, para guardados. Desgastes na laca.

China, Dinastia Qing, século XIX.

Dimensões: 22cm x 11cm x 34,5cm H.

Código:ESCULTURA2649

Escultura de Buda em madeira, possivelmente “nó de roseira”, encerada. Sentado sobre um cão de fó, apresenta-se sorridente cercado por figuras infantis, os HE-HE ERXIAN, deuses imortais que representam a harmonia e união. Dentes em osso, olhos em contas.

China. século XIX.

 

Dimensões: diâmetro 46,7cm.

Código: PORCELANA4013

Medalhão em porcelana japonesa, decorado em “grisaille” e esmaltes policromados. Apresenta reservas recortadas em leque, sendo a maior ornamentada por paisagem com riacho, árvores e montanhas acompanhada de poema assinado. Completam a decoração painéis ornados por estilizações florais e motivos abstratos. Verso realçado por ramos floridos em tons de azul, centralizando marca apócrifa do reinado Chenghua da dinastia chinesa Ming. Peça de coleção.

Japão, século XIX.

Dimensões: diâmetro 55cm.

Código: PORCELANA4028

Medalhão em porcelana japonesa, esmaltada em amarelo e negro. Reserva estrelada com esmaltagem apresentando casal de faisões em cerejeira florida e peônias. Bordas em barrado de fundo amarelo trazendo botões florais, também peônias, repetidas. Verso com assinatura.

Japão, século XIX.

Dimensões: 100cm x 47cm x 44cm H.

Código: MOVEL1192

Mesa de centro em laca. Tampo retangular, rebaixado ao centro, ornamentado com painel em pedras duras e coral, apresentando cena de jardim com vegetações, pagode e personagens. Pernas arqueadas e escamoteáveis. Ornamentação com pinturas a ouro.

China, anos 40.

Dimensões: 104cm x 63cm x 202,5cm H.

Código: MOVEL3896

Grande oratório taoista em madeira oriental. Em dois corpos, arquitetural, apresenta parte superior construída como um pagode com telhado, lambrequins, colunetas e gradis. Parte inferior no feitio de armário, com portas fenestradas guarnecidas por varanda à frente. Raro exemplar do mobiliário oriental doméstico de alto luxo, onde se guardava e adorava a memória dos entes falecidos. Destruídos na época da Revolução Chinesa,  de meados dos anos 1960 até o final dos anos 1970,  exemplares similares são encontrados em museus e em algumas coleções particulares pelo mundo.

Pequim, século XVIII.