Muitas pessoas têm em casa móveis que lembram familiares queridos. Pode ser aquela cadeira que a avó tanto gostava, a cômoda antiga que ficava no quarto dos pais ou a cristaleira que você tanto admirava, mas nunca podia brincar com ela na infância. As possibilidades variam de acordo com a história de vida de cada um. Porém, com o passar dos anos, esses itens vão ficando deslocados na decoração da casa. Sem querer se desapegar das lembranças guardadas nesses móveis, uma solução pode ser a reforma, que dá novo visual ao produto e agrega valor ao décor.
“Para ser restaurado, o móvel velho deverá ter um valor afetivo ou uma qualidade que valha a pena. Móveis reformados cabem em um grande leque de decoração. Eles aparecem em ambientes com mais estilo, que retratam uma solução irreverente ou então uma lembrança da família”, afirma a arquiteta Paola Azze.
Segundo a especialista, um bom marceneiro é o principal aliado na empreitada. “Ainda conto muito com a ajuda de um estofador, de um pintor e de um serralheiro”, conta.
Paola diz, ainda, que a recuperação de estofados é muito requisitada, mas que é preciso ficar atento. “Antes de investir em um tecido e na mão de obra, temos de conferir a estrutura interna do sofá e a qualidade da espuma”, alerta.
Orçamento
O processo de reforma do móvel nem sempre sai barato como muitos pensam. “Às vezes pode ser caro, sim. O móvel de madeira para ser pintado deverá ser todo lixado, e a madeira deverá estar bem lisa para receber o novo acabamento. Além de estar cada vez mais difícil encontrar bons profissionais, o orçamento nem sempre cabe nas nossas expectativas. Em alguns casos de reforma, o trabalho é tão grande a ser feito que ela acaba saindo pelo preço de um móvel novo”, destaca.
Reutilização
Além dos que querem reformar o móvel pelo valor sentimental, existem as pessoas que adquirem móveis antigos já pensando em reformá-los a fim de acrescentar um tom retrô à decoração. Para Paola, é preciso analisar se vale a pena. “Temos de ter atenção à nova utilidade do móvel. Uma escrivaninha antiga pode ter a altura modificada e transformada em uma mesinha de centro. O móvel buffet pode ser transformado em uma bela estante se incorporarmos prateleiras na composição”, pontua.